VEJAM OS SLADS:
Somos alunas do 5° período do Curso de Pedagogia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Onde iremos começar nossa pesquisa de observação, análise e intervenção, sob a orientação da Professora Ms. Elisângela Mercado
segunda-feira, 25 de março de 2013
domingo, 24 de março de 2013
PALESTRA COM A PROFESSORA ELISANGELA
Conforme ficou proposto pela equipe no calendário da semana pedagógica foi realizada uma palestra no dia 4 de fevereiro, sobre planejamento com a professora Elisangela para os professores da instituição. E assim compreendemos a importancia de se planejar e finalizando houve uma dinâmica para socializar o que foi aprendido.
Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidade e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação cientifica da situação original. (Martineiz & Oliveira, apud Menengola e Sant´Anna 1998,p.18)
segunda-feira, 18 de março de 2013
Formação sobre Reuniões Pedagógicas
No nosso último dia de estágio, realizamos uma discussão com as coordenadoras pedagógicas sobre reuniões pedagógicas. Para conferir o sucesso do nosso encontro resolvemos compartilhar com vocês os slides apresentados.
sexta-feira, 8 de março de 2013
ESCOLA INCLUSIVA
No dia 28 de fevereiro, acompanhamos uma reuniões de orientação da SEMED, com a participação de algumas profissionais da PESTALOZZI, (uma Terapeuta Ocupacional e uma Fisioterapeuta), no qual fazia orientações sobre uma aluna de 4 anos no qual tem paralisia cerebral e a escola estava recebendo essa aluna.
O momento foi de grande aprendizado para todos ali presente, foi uma experiencia riquíssima principalmente para nossa formação, pois quando formos para a sala de aula iremos precisar desse saber mesmo que foi por pouco tempo mais foi momentos inesquecíveis.
OBS: A ESCOLA É UM DIREITO DE TODOS!!! É IMPORTANTE QUE TODOS ABRACEM ESSA IDEIA!!!
REFERÊNCIAS DAS IMAGENS
DISPONÍVEL EM < https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&q=escola%20inclusiva&bav=on.2,or.r_cp.&bvm=bv.43287494,d.eWU&biw=1280&bih=595&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=9_U5UbWaLaT90gGcyYCgAw#imgrc=lvUu_dpu3um9jM%3A%3ByhVQeGT2TIezHM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ideiajovem.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F12%252Fescolas-de-inclus%25C3%25A3o-social-figura.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ideiajovem.com%252Fescola-inclusiva%252F%3B400%3B323> ÁS 11:36 DIA 08 DE MARÇO DE 2013.
DINÂMICA COM OS PROFESSORES
Na na quinta- feira do dia 21 de fevereiro fizemos, uma dinâmica com os professores com o objetivo de socialização e interação, contamos com a presença da coordenadora. E logo em seguida acompanhamos uma reunião sobre o planejamento, no qual as professoras tirarão duvidas e esclarecimentos.
DINÂMICA: CÍRCULO MÁGICO
MATERIAL: Gravador.
CD com música suave. Balões de gás, cheios, com mensagens dentro, e pendurados
pela sala.
OBJETIVO: Abertura
dos trabalhos. Promover a Integração entre os participantes. Criar um clima
espiritual e amoroso.
DESENVOLVIMENTO:
1- Introdução: A
forma circular vem nos acompanhando ao longo da história, nas rodas cantadas,
na forma da lua cheia, do sol, da terra e da bola. No Círculo enxergamos a
todos, ficamos no mesmo plano, podemos olhar aqueles que estão perto de nós e
os mais distantes. Não há o primeiro, nem o último. Nele somos todos iguais.
Quando entramos no Círculo não estamos disputando liderança. Estamos confiando
nos amigos.
2- O Facilitador
convida todos os participantes a formarem um grande círculo.
3- Facilitador: A mão
direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar por cima da mão
esquerda do colega. A mão esquerda recebendo a direita do outro simboliza nossa
necessidade de troca, de receber. Ao mesmo tempo que podemos ajudar, precisamos
receber ajuda. Nenhum de nós é tão forte para somente ajudar ou tão fraco que
somente receba ajuda. A sinergia está no equilíbrio entre pedir, dar e receber
colaboração.
4- Facilitador: vamos
estar quase sempre em um grande círculo (nas plenárias); ou em círculos menores
(nos grupos de estudo). Desta forma podemos trabalhar com mais qualidade,
enxergando a todos e tendo oportunidades iguais de participação.
5- Facilitador: Para
facilitar o contato com o momento inicial de nossas atividades e obter a
concentração no aqui e agora, convidamos o grupo para ouvir uma música, ouvir
com o coração, sentindo o momento, podendo os integrantes do grupo fechar os
olhos para uma melhor concentração (sugestão: Bolero de Ravel)
6- Em seguida cada
participante escolhe um balão, estoura, retira e lê a mensagem que estava
dentro do balão para o grupo.
Sugestões de
mensagens:
1- Somos todos iguais.
2- Expulsemos do
Círculo a desmotivação, a competição, o autoritarismo, as forças negativas.
3- Não perderemos de
vista nossa força e nossa união, etc.
Condutoras da Dinâmicas:
Bruna Wanessa;
Dayane Mara;
Joseane Pereira;
Sandra Carla;
Taís SenaNesse mesmo dia foi nos solicitado uma Enquete para as professoras:
Enquete:
Enumere
os temas abaixo de acordo com seu grau de interesse, para ser discutido nos
cursos de formação.
·
A leitura e os jogos cooperativos ( )
·
Brincadeiras e jogos para os pequenos (
)
·
Benefícios dos jogos pedagógicos ( )
·
Um olhar para matemática ensinada de 0 a
6 anos ( )
·
Contadores de historia ( )
·
Projeto Pedagógico ( )
·
A arte (especialmente a musica) como
recurso pedagógico ( )
·
Narrativas literárias: contos, lendas
causos ( )
·
Educação inclusiva ( )
Escreva
no espaço abaixo algumas sugestão de tema que você gostaria de discutir e não
aparece nessa lista.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)