Na na quinta- feira do dia 21 de fevereiro fizemos, uma dinâmica com os professores com o objetivo de socialização e interação, contamos com a presença da coordenadora. E logo em seguida acompanhamos uma reunião sobre o planejamento, no qual as professoras tirarão duvidas e esclarecimentos.
DINÂMICA: CÍRCULO MÁGICO
MATERIAL: Gravador.
CD com música suave. Balões de gás, cheios, com mensagens dentro, e pendurados
pela sala.
OBJETIVO: Abertura
dos trabalhos. Promover a Integração entre os participantes. Criar um clima
espiritual e amoroso.
DESENVOLVIMENTO:
1- Introdução: A
forma circular vem nos acompanhando ao longo da história, nas rodas cantadas,
na forma da lua cheia, do sol, da terra e da bola. No Círculo enxergamos a
todos, ficamos no mesmo plano, podemos olhar aqueles que estão perto de nós e
os mais distantes. Não há o primeiro, nem o último. Nele somos todos iguais.
Quando entramos no Círculo não estamos disputando liderança. Estamos confiando
nos amigos.
2- O Facilitador
convida todos os participantes a formarem um grande círculo.
3- Facilitador: A mão
direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar por cima da mão
esquerda do colega. A mão esquerda recebendo a direita do outro simboliza nossa
necessidade de troca, de receber. Ao mesmo tempo que podemos ajudar, precisamos
receber ajuda. Nenhum de nós é tão forte para somente ajudar ou tão fraco que
somente receba ajuda. A sinergia está no equilíbrio entre pedir, dar e receber
colaboração.
4- Facilitador: vamos
estar quase sempre em um grande círculo (nas plenárias); ou em círculos menores
(nos grupos de estudo). Desta forma podemos trabalhar com mais qualidade,
enxergando a todos e tendo oportunidades iguais de participação.
5- Facilitador: Para
facilitar o contato com o momento inicial de nossas atividades e obter a
concentração no aqui e agora, convidamos o grupo para ouvir uma música, ouvir
com o coração, sentindo o momento, podendo os integrantes do grupo fechar os
olhos para uma melhor concentração (sugestão: Bolero de Ravel)
6- Em seguida cada
participante escolhe um balão, estoura, retira e lê a mensagem que estava
dentro do balão para o grupo.
Sugestões de
mensagens:
1- Somos todos iguais.
2- Expulsemos do
Círculo a desmotivação, a competição, o autoritarismo, as forças negativas.
3- Não perderemos de
vista nossa força e nossa união, etc.
Condutoras da Dinâmicas:
Bruna Wanessa;
Dayane Mara;
Joseane Pereira;
Sandra Carla;
Taís SenaNesse mesmo dia foi nos solicitado uma Enquete para as professoras:
Enquete:
Enumere
os temas abaixo de acordo com seu grau de interesse, para ser discutido nos
cursos de formação.
·
A leitura e os jogos cooperativos ( )
·
Brincadeiras e jogos para os pequenos (
)
·
Benefícios dos jogos pedagógicos ( )
·
Um olhar para matemática ensinada de 0 a
6 anos ( )
·
Contadores de historia ( )
·
Projeto Pedagógico ( )
·
A arte (especialmente a musica) como
recurso pedagógico ( )
·
Narrativas literárias: contos, lendas
causos ( )
·
Educação inclusiva ( )
Escreva
no espaço abaixo algumas sugestão de tema que você gostaria de discutir e não
aparece nessa lista.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Essa dinãmica é de suma importância.Porque ela nos mostra, o quanto podemos respeitar e valorizar as pessoas.Porque, perante Deus, "Somos todos iguais".E um trabalho em equipe ,só será bem sucedido,se todos tiverem o mesmo objetivo.
ResponderExcluir